Enquete

Qual o Canto mais bonito?
 

Quem está Online

Nós temos 1079 visitantes online

Cadastre-se



Follow us on Twitter


Desenvolvido por:

CRIAÇÃO DE BICUDOS - FIBRA OU CANTO? PDF Imprimir E-mail

Os torneios de pássaros no Brasil reúnem verdadeiras multidões de apaixonados pelos pássaros. São criadores, roleiros, passarinheiros, lojistas, competidores e curiosos.
Existem vários tipos de torneio, de diferentes tamanhos: 
 

Mini-torneios – são eventos realizados por clubes ou associações e contam com participantes locais.


Torneios Regionais – são eventos maiores que fazem parte de uma competição regional e envolvem competidores das cidades vizinhas


Campeonatos – Podem ser Estaduais, Regionais ou Nacionais. Geralmente Mega Eventos que contam com a participação de centenas de competidores.

 

Dentre estes MEGA EVENTOS, não podemos deixar de destacar o campeonato organizado pela COBRAP, um campeonato de proporção Nacional com etapas em vários estados do Brasil.
Há também um campeonato grande realizado pela FEBRAPS que também tem etapas e alguns estados, mas concentração maior em SP.

 

As modalidades são as mais variadas, porém se dividem em duas grandes vertentes: FIBRA e CANTO. Os torneios COBRAP e em estados como RJ, por exemplo, a modalidade FIBRA é a mais praticada. Já na FEBRAPS, as modalidades de canto têm muita força. Mas em quase todos os torneios, desde mini-torneios até os MEGA EVENTOS, estas modalidades sempre têm participantes inscritos.

 

Na modalidade CANTO são avaliados os cantos de cada pássaro. Existe um regulamento com as notas que cada pássaro precisa emitir e os juizes julgam cada um segundo o que cantou. Não importa quem mais cantou. O importante é cantar corretamente.

 

É uma modalidade que tem muitas vertentes, para os bicudos, por exemplo, existem diversos tipos de torneio: ALTA MOGIANA, GOIANO, FLAUTA, PEITO DE AÇO... Destes o que mais gosto é o PEITO DE AÇO. Onde o bicudo que cantar mais tempo ganha.

 

Esta modalidade geralmente atrai menos participantes que os torneios de fibra, mas engana-se quem pensa que é mais fácil ganhar. A competição é muito acirrada e treinar um pássaro para cantar as notas conforme manda o regulamento é uma arte.

 

As dificuldades para se ter um pássaro de canto são muitas. Vão desde a vizinhança, pois se existirem outros pássaros por perto o trabalho pode ser perdido, até às visitas que podemos receber em nossa casa. Nunca um criador de bicudo de canto vai convidar um criador de fibra para levar seus pássaros a uma disputa em sua casa. (podem até ser amigos, mas quando um visita o outro, não leva os pássaros)

 

Este é um dos motivos que me fizeram escolher a modalidade fibra.

 

O objetivo deste artigo é expor o ponto de vista do Criatório Quinto Dia, então por favor não se ofendam os criadores e competidores de canto.

 

Na modalidade FIBRA, os pássaros são condicionados a cantar para defender seu território, a gaiola, e assim ficam cantando por algumas horas. No final, em 15 minutos ganha o pássaro que mais cantar. A FIBRA é a capacidade do pássaro manter-se valente e cantando por várias horas sem parar e sem partir para luta.

 

Neste ponto não importa o que cante o pássaro. E por isso, na época de treinamento, quanto mais bicudos diferentes vierem lhe visitar, melhor! Mais condicionado ficará seu pássaro. Por isso o criador de pássaros de fibra está sempre visitando e recebendo visitas. Essas disputas são muito importantes para o treinamento dos pássaros de fibra.

 

Outro ponto importante, muito importante, é que não precisamos usar do toca CD o tempo todo. O pássaro deve aprender a cantar o que ele quiser. Muitos criadores usam os mestres de canto ou CDs, mas na realidade mesmo o que importa é a FIBRA do bicho.

 

Digo sempre que o criador de pássaros para torneios de FIBRA é muito mais feliz! Ele curte mais o seu passarinho, ele faz novas amizades e vive a vida.

 

Quer ver um exemplo, tenho um amigo que tem um bicudo extremamente repetidor. O bicho é sinistro. Chega a cantar mais de 1 minuto sem parar. Seu canto é muito belo, mas no meio ele tem um defeito considerado grave pelos cultivadores de canto – o TCHAU TCHAU!!! Então, este meu amigo, que nunca tinha estado tão alegre com um bicudo, logo se entristeceu e já não gosta mais do bicudo como antes. Acham que é correto? Um bicho repetidor, de fibra e belo porte ser deixado de lado por um defeito de canto. (aos ouvidos dos homens, pois as fêmeas de bicudo não reclamam do canto dele!!!)

 

Nós do Quinto Dia criamos bicudos para fibra. Temos excelentes pássaros, selecionados dos melhores criadores do Brasil. E nenhum com canto no padrão estabelecido pelos juízes de canto. Porém todos com fibra a toda prova!!!

 

Recentemente aconteceu um fato curioso no criatório. Nasceram 3 filhotes de um casal muito bom, fizemos o exame de sexagem por DNA e separamos duas fêmeas. Uma delas cantava e chamava muito. Ela virou companheira do ABALO SÍSMICO, um excelente bicudo de torneio.

 

Pois bem, aos 8 meses de idade a “fêmea” abriu e começou a cantar de cara com o ABALO SÍSMICO! Cantava tanto que mandei refazer novo exame e a suspeita se confirmou: Miriã era MACHO. E que bicudo!!! Filhote do Gengis Khan com a Borboleta canta muito. E não aceita bicudo cantando na orelha.

 

Somente quem cria bicudos de fibra pode viver situações assim!

 

Aqui no Quinto Dia temos vários bicudos machos, o GENGIS KHAN e o ABALO SÍSMICO são os reprodutores e estamos trabalhando nossos filhotes. O canto predominante é o do GENGIS KHAN que de tão bom botou canto no ABALO SÍSMICO e em mais dois filhotes. Em breve este canto será conhecido nos torneios de FIBRA DE BICUDO.

 

Outro ponto muito importante que me fez escolher a criação para FIBRA é a quantidade de gente nos torneios. Nos bicudos por exemplo, um torneio de canto tem no máximo 50 pássaros inscritos. Nunca vi tantos, mas acho que pode chegar a este número. Embora tenha visto com muita freqüência torneios com 2 ou 3 participantes. Agora um torneio de FIBRA chega a ter mais de 300 pássaros!!! Uma verdadeira festa.

 

Os dois locais mais fortes em fibra de bicudo no Brasil são RIBEIRÃO PRETO – SP e RIO DE JANEIRO – RJ. Não é por acaso que de lá têm saído os campeões nacionais. Nestes locais os torneios são enormes e chegam a atrair milhares de pessoas, entre competidores e curiosos.

 

Após este longo texto, você que lê este artigo deve estar pensando...

 

Se você é criador de canto, me perdoe, mas esta é minha opinião pessoal.

 

Se você está criando para fibra, entende muito bem o que digo!

 

Se você está indeciso, pense no seguinte:

 

Um bicudo não julga o outro de acordo com as notas consideradas corretas pelos homens.


Uma fêmea não escolhe o parceiro para acasalamento pelo canto melodioso, com gargalhada e notas definidas pelos homens!
Os bicudos se avaliam e enfrentam pela postura, valentia, fibra e retomada de cantos! Eles se avaliam sim, o tempo todo ficam testando os limites de seus adversários.

 

Acha ainda que vale a pena nós julgarmos o que os pássaros cantam???

 

Venha nos fazer uma visita e veja como é divertido ter pássaros com a verdadeira fibra.

 

No Quinto Dia da criação Deus fez as aves dos céus, e nós do Criatório Quinto Dia preservamos esta criação!!!

 

Fonte: Rafael - http://www.quintodia.com.br/
http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=12429

 

Tamanho da Fonte

Calendário de Torneios

«   Julho 2014   »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
   

mais ...

Publicidade

Seja nosso Parceiro
Banner
Banner

Visitantes desde 06/06/2011

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje11883
mod_vvisit_counterOntem17142
mod_vvisit_counterSemana69050
mod_vvisit_counterSemana Passada73133
mod_vvisit_counterMês323401
mod_vvisit_counterMês Passado177167
mod_vvisit_counterTodos4970763
10 Países + Visitantes:
Brasil flag 60%Brasil (112802)
Desconhecido flag 29%Desconhecido (54461)
Portugal flag 2%Portugal (4576)
Ucrânia flag 2%Ucrânia (4431)
China flag 1%China (2145)
Rússia flag <1%Rússia (1584)
França flag <1%França (1129)
Alemanha flag <1%Alemanha (865)
Poland flag <1%Poland (779)
Estados Unidos flag <1%Estados Unidos (509)